Conheça Os Grãos Ancestrais E Inclua-os hoje mesmo na sua alimentação

9 janeiro, 2023 | Alimentação - Dicas - Dicas de Alimentação - Produtos | Monica Wagner

Você sabe quais são os Grãos Ancestrais e porque são chamados assim? Como utilizá-los, quais seus benefícios e qual a forma correta de prepará-los? Vem comigo que vou te contar tudinho.

Grãos Ancestrais
Grãos Ancestrais

Já faz tempo que queria abordar sobre esse tema aqui, e tenham certeza que vocês irão ouvir muito a respeito dos grãos ancestrais.

O Que São Grãos Ancestrais?

Grãos ancestrais são tipos de grãos que foram cultivados há milhares de anos pelas primeiras civilizações humanas e que continuam a ser cultivados até hoje. Já serviram para alimentar povos antigos ao redor do mundo. São muito diferentes dos grãos modernos, que foram criados através de processos de melhoramento genético.

Eles mantêm as mesmas propriedades nutricionais de milênios, são alimentos riquíssimos em proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e antioxidantes. São íntegros!

Já os grãos modernos são encontrados mais facilmente em sua forma refinada, o que diminui suas propriedades nutricionais, pois além de modificações genéticas eles passaram por processos de hibridação ao longo do tempo.

Alguns Exemplos Dos Nossos Queridinhos, Os Grãos Ancestrais:

  • Quinoa
  • Amaranto
  • Chia
  • Espelta
  • Painço
  • Sorgo
  • Teff

Alguns destes grãos são mais conhecidos do que outros e são mais fáceis de encontrar em lojas de alimentos saudáveis ou lojas de produtos orgânicos. No entanto, muitos destes grãos ainda são cultivados em pequena escala em todo o mundo e podem ser encontrados em mercados locais.

Uma pesquisa da Universidade de Florença, na Itália, constatou que o consumo regular de grãos ancestrais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque esses ingredientes têm alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Um pouco sobre eles

Quinoa

A quinoa é considerada por pesquisadores, agrônomos e nutricionistas como o melhor alimento proteico de origem vegetal. É um alimento muito nutritivo e é uma ótima fonte de proteína, fibras, vitaminas e minerais. Ela também é rica em antioxidantes e é uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3.

Pode ser usada em uma ampla variedade de pratos, como sopas, saladas, pratos principais e até mesmo em sobremesas. Além disso, a quinoa é uma ótima opção para vegetarianos e veganos, pois é uma fonte de proteína completa e contém todos os aminoácidos essenciais que o corpo precisa.

Para preparar quinoa, siga estes passos:

1- Lave a quinoa em água fria para remover o excesso de saponina, uma substância natural que pode dar um sabor amargo à quinoa.

2- Coloque a quinoa em uma panela com água fervente ou caldo e adicione uma pitada de sal.

3- Deixe a quinoa ferver por cerca de 15 minutos, ou até que os grãos estejam macios e transparentes.

4- Escorra a quinoa e deixe esfriar antes de servir ou utilizá-la em algum preparo.

Amaranto

O amaranto é fonte de proteínas, rico em minerais, como o cálcio, o magnésio e o fósforo. Além disso, o amaranto é uma opção de alimento sem glúten, o que o torna uma opção saudável para pessoas com intolerância ao glúten.

É um dos poucos alimentos de origem vegetal que contêm proteínas de alto valor biológico e que o nosso organismo não produz. Além disso, esse é o único vegetal que é fonte de cálcio biodisponível, que é melhor absorvida no organismo. É uma semente tão rica que foi escolhida por nutricionistas da Nasa para integrar a dieta alimentar dos astronautas que se encontram em missões espaciais.

Os grãos de amaranto podem ser cozidos e comidos de forma semelhante à quinoa, como ingredientes de saladas ou em substituição ao arroz. Eles também podem ser triturados em farinha e usados para fazer pães, massas e outros alimentos. Já a versão em flocos pode se consumida com frutas, iogurtes, vitaminas e sucos. O amaranto também pode ser germinado e consumido como um vegetal, com as folhas.

Para cozinhar, basta deixar uma xícara de amaranto cozinhando em seis xícaras de água, por cerca de 20 minutos. Para evitar que queime, mexa regularmente. Após cozido, basta escorrer a água e servir.

Outra forma de consumir o produto é como pipoca. Para isso, a receita é simples: coloque uma colher de sopa de grãos em uma panela sem óleo, tampe e espere estourar, assim como acontece com o milho. O resultado são micropipocas, com um sabor semelhante a nozes. Um lanche saudável e gostoso!

Chia

A chia é considerada um superalimento. É uma planta conhecida principalmente pelos seus pequenos grãos marrons ou pretos. Rica em substâncias essenciais para o funcionamento do organismo, como ácidos graxos poli-insaturados, vitaminas, fibras, proteínas e minerais, que ajuda a manter a saúde intestinal, facilita o ganho de massa muscular e fortalece os ossos.

Por ser rica em fibras, a chia forma uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a saciedade, sendo um aliado poderosíssimo para quem faz dietas e está em processo e emagrecimento.

Os grãos de chia podem ser consumidos crus ou cozidos, e também podem ser triturados em farinha. Eles são frequentemente adicionados a smoothies, pudins, bolos e outros alimentos para dar um boost nutricional. Por causa do gel que os grãos de chia formam, eles pode ser adicionados a líquidos, como água ou suco, para aumentar a consistência dos alimentos.

Espelta

A Espelta é uma variedade de trigo, só que é mais antiga do que o trigo comum e é considerada um grão integral. Especialmente fibrosa, trata-se de um carboidrato complexo, ou seja, de baixo índice glicêmico, cuja glicose é liberada aos poucos no organismo. Além disso, é fonte de vitaminas, como a B3, e de minerais, como manganês. Também abundante em potássio, magnésio, fósforo, bem como ferro e zinco. 

A espelta pode ser usada de várias maneiras na culinária, incluindo em pães, massas, cereais e outros alimentos. Ela pode ser um pouco mais difícil de trabalhar do que o trigo comum devido à sua textura mais grossa, mas muitas pessoas a consideram mais nutritiva e saborosa.

Painço

O painço é uma grão conhecido por ser alimento de pássaros, mas a verdade é que é utilizado como alimentação de humanos há milhares de anos. É uma ótima fonte de energia, pois é rico em carboidratos complexos. Isso o torna um alimento ideal para pessoas que precisam de muita energia, como atletas e pessoas ativas.

É uma fonte importante de vários nutrientes, como proteínas, ferro, fósforo, zinco e vitamina B. Além disso, o painço é uma ótima fonte de fibras, o que pode ajudar a melhorar a digestão e a regular o trato intestinal.

Devido à sua alta concentração de fibras e carboidratos complexos, o painço pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e promover a sensação de saciedade, o que pode ajudar a controlar o peso.

É uma fonte rica de antioxidantes, o que pode ajudar a proteger o corpo contra o dano celular e a prevenir doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Existem várias maneiras de preparar o painço, mas aqui estão alguns passos básicos para cozinhar os grãos:

1- Lave os grãos de painço em água fria para remover qualquer sujeira ou impurezas.

2- Colocar os grãos em uma panela com água fervente ou caldo e adicionar uma pitada de sal.

3- Deixe a panela em fogo médio-alto e deixe os grãos cozinharem por cerca de 20-30 minutos, ou até que estejam macios e tenros.

4- Escorra os grãos e deixe esfriar antes de servir.

Sorgo

O sorgo é considerado o quinto cereal mais produzido no mundo. É um cereal rico em ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina E. Ainda é fonte de fibras, antocianinas, ácidos fenólicos, taninos e amido resistente. Também contém compostos fenólicos com alta capacidade antioxidante, importantes para o combate a doenças crônicas.

Para preparar o sorgo, pegue uma panela média, misture 1 xícara de grãos de sorgo, 2 xícaras de água e uma pitada de sal. Leve a mistura ao fogo e cozinhe por cerca de 20-25 minutos, mexendo ocasionalmente, até que os grãos estejam macios. Adicione legumes e temperos a gosto e misture bem. Sirva quente.

Você também pode adicionar grãos de sorgo cozidos a saladas, sopas e outras receitas.

Teff

Teff é um pequeno grão originário da Etiópia e Eritreia, onde é cultivado há milhares de anos. Ele é um ingrediente importante na culinária dessas regiões e é amplamente utilizado para fazer o pão injera, um prato tradicional da Etiópia.

Também é rico em nutrientes e é uma boa fonte de proteínas, ferro, cálcio e outros minerais. Ele também é uma opção de grão saudável para pessoas com intolerância ao glúten, pois é naturalmente isento de glúten. Além disso, tem um sabor único e um grão fino, o que o torna um ingrediente versátil na cozinha. Ele pode ser usado em pães, bolos, panquecas, massas e outros pratos.

Para utilizá-lo é só cozinhar o Teff, assim como todos os outros grãos e adicionar em saladas ou agregar em receitas para adicionar valor nutricional.

Os Grãos Ancestrais São Alimentos Incríveis Para Incluirmos No Nosso Dia A Dia!

Por isso, sempre que possível, adicione algum grão ancestral as suas receitas. Aqui no blog, tenho várias receitas que utilizo eles.

Vou deixar algumas dicas no final deste artigo.

Mas lembre-se, sempre que possível, consulte um nutricionista, assim você faz um acompanhamento completo dos melhores alimentos para você!

Gostou deste conteúdo? Acha interessante mais artigos assim?

Veja algumas receitas com os grãos ancestrais:

Você pode gostar desses posts também
  • Pote De Iogurte Com Frutas E Granola
    3 IDEIAS DE LANCHES SAUDÁVEIS QUE VÃO ENERGIZAR O SEU DIA
  • Monica experimentando as Barrinhas Da Banana Brasil.
    Praticidade para o dia a dia com as barrinhas da Banana Brasil!
  • Embalagem da Proteína De Semente De Linhaça Crua.
    Souly - Produtos Que Adicionam Saúde À Sua Alimentação
  • Embalagem do Whey Protein de Baunilha.
    Os Meus Preferidos Da Puravida
  • Muffin de mirtilos com Moon Syrup
    Adoçante Saudável De Verdade
  • Brigadeiros sem leite prontos para serem servidos em travessa branca.
    Brigadeiro Sem Leite: Consistência Surreal
  • Magnum Saudável pronto, cortado ao meio.
    Magnum Saudável De Cheesecake E Geleia De Frutas Vermelhas
  • Cenouras Crocantes prontas para serem servidas.
    Cenouras Crocantes De Forno: Petisco Ou Acompanhamento

comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia 2 comentários nesse post
  1. Milton

    Maravilha de informações, preciso voltar a minha ancestralidade e alimentar pouco e ter energia, e saúde.
    Um abraço e muito agradecido e que este conhecimento que tens, possa ser de ajuda a muitos.
    Sucesso a vocês!

    • Monica Wagner

      Oi Milton!! Agradeço muito a sua mensagem, é muito importante para mim! A sua mensagem me anima e incentiva a continuar a fazer o que amo: fazer receitinhas saudáveis e incentivar as pessoas a se alimentarem com comida de verdade!! Gratidão!!

Comente no Facebook