Os Perigos Do Alumínio Para A Saúde, por Novidade Saudável

29 dezembro, 2022 | Alimentação - Bem-Estar - Dicas - Lojas online - Produtos | Monica Wagner

Saiba quais são os principais perigos do alumínio para a saúde e como evitá-lo em suas receitas favoritas.

Os perigos do alumínio para a saúde
Os perigos do alumínio para a saúde

Sabe aquela vontade de comer um bolo fofinho, aquela torta de frutas deliciosa ou até aquele muffin que traduz perfeitamente o conceito de comfort food?

Felizmente, já temos milhares de dicas maravilhosas que dão super certo para preparar estas e outras receitas praticamente sempre que quisermos.

Então, basta separar os ingredientes e preparar sua receita, correto? Quase.

Cada Ingrediente Importa

Como você já sabe, a seleção daquilo que utilizamos em nossas receitas favoritas é crucial para o resultado final de nossos preparos. Este tipo de cuidado faz toda a diferença na hora de colocar a mão na massa e, claro, quando finalmente nos deliciamos com bolos, pães e tudo o que nossa criatividade nos permite.

Não à toa, produtos de procedência segura, limpos e agroecológicos são sempre excelentes pedidas. Alimentos íntegros, especiarias preservadas e farinhas artesanais são ótimos exemplos, afinal, passam por uma cadeia responsável de cultivo, que valoriza o agricultor e jamais utiliza pesticidas, agrotóxicos e outros elementos comprovadamente nocivos à saúde.

No entanto, este mesmo tipo de atenção pode ser evidenciado na escolha de um dos elementos mais utilizados para a panificação saudável: o fermento.

Como assim?

Os Perigos do Alumínio

Muitos dos fermentos comuns que temos acesso oferecem alumínio em sua composição, um metal extremamente prejudicial à saúde humana.

Dentre os principais problemas estimulados pela presença do alumínio no corpo humano estão:

  • Cansaço e fadiga física e mental
  • Anemia
  • Desequilíbrio intestinal
  • Problemas digestivos
  • Danos aos ossos e aos rins
  • Câncer de mama
  • Problemas cognitivos relacionados à memória e concentração

Sabe-se, inclusive, que quadros de sérios problemas neurológicos como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla estão muitas vezes associados à ingestão de metais como o alumínio.

Pesquisadores afirmam, ainda, que o alumínio acaba por prejudicar receptores presentes em paredes celulares, receptores hormonais, neurotransmissores e receptores de insulina.

É válido mencionar que, de maneira geral, a exposição constante a metais pode causar toxicidade em níveis variados, bem como desencadear uma série de desequilíbrios e problemas crônicos no organismo.

Para se ter ideia, além das consequências já citadas acima, irritação de pele, dificuldades do sono (incluindo a insônia), problemas intestinais (incluindo a síndrome do intestino irritável), maior tendência a problemas do coração, névoa mental e sintomas emocionais negativos como ansiedade e depressão estão entre os principais indícios da presença de metais em grandes quantidades no organismo.

Como Preparar Receitas Que Levam Fermento, Então?

Hoje em dia, já podemos optar por formulações de fermento superiores à composição comum – e mais perigosa – encontrada na maioria dos mercados.

Fermentos biológicos (fresco ou seco e instantâneo), fermento natural e até mesmo bicarbonato de sódio estão entre as alternativas mais indicadas em contraponto às formulações químicas que levam alumínio.

No entanto, há um produto inovador e largamente utilizado pelos chefs de cozinha mundo afora, que oferece os mesmos efeitos do fermento comum, mas sem os danos proporcionados pelo alumínio.

Trata-se do Fermento Sem Alumínio da Bob’s Red Mill, que é totalmente livre de elementos tóxicos e não libera o sabor amargo e metálico característico dos fermentos comuns que apresentam ingredientes como sulfato de alumínio ou fosfato de alumínio.

Ao invés destes elementos, esta alternativa saudável age a partir de fosfato monocálcico e pirofosfato ácido de sódio, os quais resultam em um fermento de qualidade superior, de ação dupla e que não libera sabores indesejáveis ou compostos danosos quando entram em contato com o calor e a umidade.

O Fermento Sem Alumínio da Bob’s Red Mill é também livre de glúten, lactose, transgênicos, conservantes e qualquer outro aditivo químico.

Uma ótima alternativa para todo tipo de massa que precisa de fermento para crescer do jeito certo, não é?

Da Teoria À Prática: É Hora De Experimentar!

Experimente utilizar esta opção saudável de fermento para preparar variados tipos de pães, bolos e tortas salgadas e doces, muffins, waffles, rolinhos de maçã e canela e muito mais!

Confira algumas receitas saudáveis e deliciosas que criamos utilizando o Fermento Sem Alumínio da Bob’s Red Mill!

Você pode gostar desses posts também
  • Pote De Iogurte Com Frutas E Granola
    3 IDEIAS DE LANCHES SAUDÁVEIS QUE VÃO ENERGIZAR O SEU DIA
  • Monica experimentando as Barrinhas Da Banana Brasil.
    Praticidade para o dia a dia com as barrinhas da Banana Brasil!
  • Embalagem da Proteína De Semente De Linhaça Crua.
    Souly - Produtos Que Adicionam Saúde À Sua Alimentação
  • Embalagem do Whey Protein de Baunilha.
    Os Meus Preferidos Da Puravida
  • Muffin de mirtilos com Moon Syrup
    Adoçante Saudável De Verdade
  • Brigadeiros sem leite prontos para serem servidos em travessa branca.
    Brigadeiro Sem Leite: Consistência Surreal
  • Magnum Saudável pronto, cortado ao meio.
    Magnum Saudável De Cheesecake E Geleia De Frutas Vermelhas
  • Cenouras Crocantes prontas para serem servidas.
    Cenouras Crocantes De Forno: Petisco Ou Acompanhamento

comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente no Facebook