Dicas Práticas Para Fazer Um Feijão Delicioso

28 março, 2023 | Alimentação - Cozinhe com Saúde - Dicas - Dicas de Alimentação - Gluten Free - Lactose Free - Receitas - Salgados | Monica Wagner

Com as dicas certas, você vai ficar craque em preparar este alimento tão nutritivo. Vem ver como faço um Feijão Delicioso, simples e saudável aqui em casa.

Dicas Práticas Para Fazer Um Feijão Delicioso
Dicas Práticas Para Fazer Um Feijão Delicioso

Arroz e feijão é bom demais não é mesmo? Quando preparado da maneira correta, pode ser muito nutritivo. Por isso, como vocês pediram muito, vou passar as minhas dicas de como fazer feijão.

Confesso que fiquei receosa de postar, por ser uma coisa tão básica assim, mas sei que muitas pessoas estão aprendendo agora e outras que gostam de testar dicas diferentes.

O feijão é um dos alimentos mais populares e versáteis do mundo. É uma leguminosa nutritiva e saborosa, que pode ser preparada de várias maneiras e faz parte da culinária de diversas culturas, principalmente a nossa.

Origem Do Feijão

O feijão é originário das Américas e tem sido cultivado há mais de 7.000 anos. Há evidências de que as culturas pré-colombianas no México e na América Central já cultivavam várias espécies de feijão. A partir daí, o feijão se espalhou para outras partes do mundo, incluindo Europa, África e Ásia.

Benefícios Do Feijão

O feijão é um alimento muito nutritivo e saudável. Ele é rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Alguns dos benefícios do feijão incluem:

  • Auxiliar no controle do açúcar no sangue: o feijão é rico em fibras, que ajudam a retardar a absorção de açúcar no sangue.
  • Ajuda a manter a saúde do coração: o feijão é rico em fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
  • Auxiliar na saúde do sistema digestivo: o feijão é rico em fibras insolúveis, que ajudam a manter o trato intestinal saudável.
  • Ajuda a manter a saúde dos ossos: o feijão é rico em minerais como cálcio, ferro e zinco, que são importantes para a saúde dos ossos.
  • Ajuda a controlar o peso: o feijão é uma fonte de proteína e fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

Fitatos

Os fitatos são compostos orgânicos encontrados em muitos alimentos, incluindo o feijão. Eles são frequentemente chamados de “antinutrientes”, pois podem reduzir a absorção de minerais importantes, como cálcio, ferro e zinco.

No caso específico do feijão, os fitatos podem ser encontrados nas cascas exteriores dos grãos. Quando o feijão é cozido ou deixado de molho, parte dos fitatos é liberada na água, o que reduz sua concentração no alimento.

Embora os fitatos possam reduzir a absorção de nutrientes, é importante lembrar que o feijão é um alimento nutritivo e importante em muitas culturas ao redor do mundo. Ele fornece proteína, carboidratos, fibras e uma variedade de vitaminas e minerais. Portanto, não é necessário evitar o consumo de feijão por causa dos fitatos, mas sim, prepará-lo de forma adequada para maximizar sua nutrição.

Como Preparo Um Feijão Delicioso

  • Dica 1: Sempre deixar o feijão de molho para liberar os fitatos.

Coloco o feijão de molho a noite e deixo até o outro dia de manhã. Troco a água e deixo novamente de molho até à noite. Isso dá 24h de molho no total.

Depois disso, coloco o feijão em uma peneira e deixo germinando até o outro dia, que vou cozinhar. Mas todo esse processo é opcional, você pode fazer apenas aquele primeiro tempo de molho, de 8 ou 12 horas. Coloca à noite de molho, para cozinhar no outro dia.

Dicas Práticas Para Fazer Feijão
Feijão germinando
  • Dica 2: Cozinhar o feijão sem sal.

Cozinho o feijão na panela de pressão, com 3 folhas de louro, sem sal e com 2 dedos de água acima do feijão. Deixo cozinhando de 10 a 12 minutos.

O sal deixa o feijão mais mole, e pode ficar mole demais quando finalizar, por isso, melhor adicionar o sal somente no final do preparo.

  • Dica 3: Se você congelar o feijão, é melhor congelar sem tempero.

O feijão temperado somente na hora de comer (no caso de congelamento), fica fresquinho, como se tivesse sido feito na hora.

Para o Refogado

Quando passaram os 12 minutos do cozimento, faço um refogado com 1 cebola, 3 dentes de alho, e 2 colheres de sopa de lombo defumado (esse caseiro, que não tem nada de aditivos). Esse refogado, você faz também quando tirar o feijão sem tempero do freezer. Esquente ele na panela e siga desse ponto.

Adiciono o feijão quente ao refogado. Tempero com sal, pimenta preta, páprica defumada e uma pitada de cominho, mas você pode usar os temperinhos da tua preferência.

Dica 4: Para engrossar o caldo

Esmague mais ou menos 1/2 xícara de feijão. O amido do próprio feijão vai engrossar o caldo. Eu vou esmagando aos poucos, até a consistência que eu gosto. Você pode deixar com mais caldo, menos caldo, mais grosso ou mais ralinho.

Deixa cozinhar uns minutinhos e pronto!!

Não tem muito segredo, mais um cuidado no preparo!!!

Assim, Temos Um Feijão Delicioso E Muito Benéfico Para A Saúde!

É bem simples de preparar! O mais demorado mesmo é o tempo do molho. Mas, para mim, essa parte é muito necessária! Não fico estufada e melhora muito a digestão!

Espero que tenha gostado e não esqueça de compartilhar com suas amigas que precisam destas dicas!!

Aproveitem e até a próxima!

Veja Também Estas Receitas Saudáveis:


Você pode gostar desses posts também
  • Monica experimentando as Barrinhas Da Banana Brasil.
    Praticidade para o dia a dia com as barrinhas da Banana Brasil!
  • Embalagem da Proteína De Semente De Linhaça Crua.
    Souly - Produtos Que Adicionam Saúde À Sua Alimentação
  • Embalagem do Whey Protein de Baunilha.
    Os Meus Preferidos Da Puravida
  • Muffin de mirtilos com Moon Syrup
    Adoçante Saudável De Verdade
  • Brigadeiros sem leite prontos para serem servidos em travessa branca.
    Brigadeiro Sem Leite: Consistência Surreal
  • Magnum Saudável pronto, cortado ao meio.
    Magnum Saudável De Cheesecake E Geleia De Frutas Vermelhas
  • Cenouras Crocantes prontas para serem servidas.
    Cenouras Crocantes De Forno: Petisco Ou Acompanhamento
  • Cheesecake finalizada com geleia de frutas vermelhas.
    Cheesecake Proteica De Airfryer: Para Uma Sobremesa Saudável

comente no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente no Facebook