A pasta de amendoim está ganhando cada vez mais espaço na alimentação dos brasileiros. É um alimento muito saudável, barato e fácil de utilizar.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas se ela é mesmo saudável por conter gorduras.
Mas gente, a pasta de amendoim é muitíssimo benéfica para nossa saúde, se consumida moderadamente, nas quantidades certas, pois ela é muito calórica.
Grande parte desse alimento é composto por óleos naturais. Contudo, se tratam de gorduras boas.
A maior fração de lipídeos do amendoim é feita por gorduras insaturadas (ômega 6 e ômega 9), um conjunto de ácidos graxos essenciais com propriedades incríveis para a saúde, como a ação anti-inflamatória.
Além disso, a pasta de amendoim apresenta uma boa quantidade de proteína vegetal. São aproximadamente 25 gramas de proteína a cada porção de 100 gramas do alimento.
Lembrando que você não deve consumir 100 g de pasta de amendoim, devido ao seu alto valor calórico, a não ser que esteja em uma dieta para engordar.
E quanto aos benefícios?
A pasta de amendoim ou o próprio amendoim, possuem uma lista muito interessante de benefícios e eu tenho certeza que, se você ainda não consome, vai começar a consumir hoje mesmo.
Veja alguns benefícios:
1 – As gorduras e as proteínas têm um tempo maior de digestão. Por esse motivo, a pasta de amendoim ajuda a nos manter saciados por mais tempo.
2 – Ela é muito versátil e prática, pois pode ser usada em receitas doces e salgadas.
3 – A pasta mais comum é a integral, feita apenas com o amendoim processado. Entretanto, existem versões tão deliciosas quanto: basta acrescentar mais ingredientes saudáveis para saborizar. Pode ser colocado cacau em pó, chocolate 70%, adoçante natural (xilitol, por exemplo), coco ralado, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) e outros.
4 – A pasta de amendoim pode te ajudar no ganho de massa muscular por fornecer maior quantidade de calorias e proteínas. Pode auxiliar na hipertrofia muscular.
5 – Nem só de gorduras boas e proteínas se faz a pasta de amendoim. Ela carrega também uma série de nutrientes, que são muito bem aproveitados pelo nosso organismo de diversas maneiras. São eles:
- vitaminas do complexo B
- manganês
- cobre
- ácido fólico
- vitamina E
- fósforo
- magnésio
6 – Os ômegas 6 e 9 são tipos de gorduras boas que fazem muito bem pra saúde por serem ótimos antioxidantes, protegendo nossas células.
Dicas para incluir a pasta de amendoim na alimentação
Geralmente, a recomendação diária é de até duas colheres de sopa (30 g). Entretanto, é sempre bom procurar o nutricionista para saber a quantidade individualizada.
Em sobremesas: Por conta do sabor e da consistência, o ingrediente ajuda nas mais diversas receitas de doces fit. Dá pra fazer bombons com chocolate 70%, rechear bolos, brownies e crepes, preparar picolés, sorvetes, tortas e até mesmo comer um uma simples banana.
Bebidas: Já experimentou colocar a pasta de amendoim na sua vitamina de banana? Fica sensacional. Você também pode acrescentar em bebidas com outras frutas, shakes e no whey protein.
Pratos salgados: É possível adicionar a pasta de amendoim em preparos salgados. Parece estranho, mas garanto que não fica nada estranho, muito pelo contrário, fica perfeito. E se você pensar bem, o amendoim já é consumido doce e salgado.
Em receitas salgadas, onde mais utilizo a pasta é em molhos, ajuda a engrossar e dá um sabor muito especial. Comece colocando menos quantidade para se acostumar com o sabor.
Você já sabia que a pasta de amendoim era tão boa assim para a saúde?
Me conta se você já consome a pasta e como prefere consumir.
Espero que tenha gostado deste artigo.
E não esquece de enviar para suas amigas e ainda não consomem essa delícia.
comente no blog