Recentemente, conheci o método Hipopressivo com o Prof. Alexandre Alves, que é licenciado Expert no método hipopressivo e diretor da Fitmommy, achei tão interessante, que pedi ao Alexandre para que fizesse um post explicativo para vocês.
“Entre tantas celebridades que praticam o conceito hipopressivo, desta vez são os “anjos da Victoria Secret” como Adriana Lima, Miranda Kerr, Karolina Kurkova e até Gisele Bündchen que são noticiadas como praticantes deste conceito para mais rapidamente recuperarem a sua forma física no pós parto.
A realização dos exercícios hipopressivos, como diz o nome, diminui a pressão intra abdominal, aspirando as vísceras para cima e tonificando a parede abdominal.
Olha eu na minha primeira aula..rs
Segundo investigações cientificas, o método é capaz de:
1 Reduzir o perímetro da cintura em até 8%
2 Melhorar a postura, reduzindo lordoses e cifoses
3 Aumento do tônus do assoalho pélvico e da faixa abdominal em 58%
4 Incremento da forca do Assoalho pélvico em 20%
5 Aumento do metabolismo em 15%
6 Previne a incontinência urinaria
7 Evita prolapsos
8 Previne hérnias vaginais
9 Melhora da vascularização e da sensibilidade sexual.
Pesquisas científicas sustentam que a pratica esportiva aumenta a pressão intra abdominal e agride o assoalho pélvico. Apos o parto, quando essa musculatura está ainda mais fragilizada, a intensidade do esforço, como corridas e saltos e abdominais podem aumentar e muito a incidência de incontinências urinarias.
Em um estudo da National Strenght and Conditioning Association’s Journal of Strenght and Conditioning Research mostra que abdominais convencionais não reduzem a cintura, não diminuem a massa gorda e nem aumentam de forma significativa a força concêntrica ou excêntrica e sim, aumenta o risco de hérnias abdominais, inguinais e discais , disfunções sexuais , prolapsos uterinos e incontinências urinarias.
É fácil descobrirmos se a nossa faixa abdominal está cumprindo sua função de sustentação. Deite-se de barriga para cima, coloque a mão sobre o umbigo produza uma tosse. Se a barriga subir, seu músculo não suporta aumentos de pressão intra abdominal. Nos não nascemos dessa forma, nosso músculo se desprograma pelo aumentos de pressão das atividades do dia a dia, mas principalmente, por exercícios mal feitos e má postura.
Hoje, temos um exercício que respeita a fisiologia e neurologia do conjunto abdome/assoalho pélvico. O exercício hipopressivo.
No Brasil, ha muito pouca gente certificada, por isso devemos nos certificar se o profissional tem habilitação para trabalhar com o método”
Para conhecer mais sobre o método acesse o site da Fitmommy
Eu me interessei pelo LPF após ler essa postagem, aqui na minha cidade não tem nenhum licenciado então estou indo à Goiânia fazer as aulas e estou adorando!!! Já fiz 8 aulas e pratico diariamente e a mudança é notável
Eu tive bebê a 4 meses e a técnica tem me ajudado muito
Que demais Lu! Ajuda muito mesmo! Bjss
Olá!
Gostaria de saber se tem um tempo mínimo ou um tempo máximo para começar a fazer o exercício hipopressivo?
Oi Andressa, tem sim, veja certinho com o profissional 😉
Olá, bom dia!
Vi no seu snap que faz esteira na inclinação máxima. Gostaria de saber qual é o profissional que indica o tipo de treino por favor se puder indicar! Obrigada
Oi Pri! Qualquer profissional formado em educação física 😉 bjs
eu pratico quase todos os dias antes de escovar os dentes… Confesso q não vi diferença na minha cintura (tudo bem q sou magra) mas senti mais preparada, mas fôlego sabe?! P fazer o cardio na academia… E c a pratica minha barriga fica super funda… Kkkkk consigo puxar bastante… Vale a pena a pratica deste exercício ??
Legal Polissane
🙂