Por Novidade Saudável
Todo mundo tem aqueles dias que pedem um boost na energia do corpo e da mente, seja no início do dia ou no meio de uma rotina de agenda cheia. No entanto, já não é novidade que nem todo energético encontrado no mercado é saudável.
É aí que boas fontes de energia entram como alternativas viáveis para quem preza por um estilo de vida saudável e compatível com a sua individualidade.
Neste artigo, veremos como energéticos naturais podem favorecer o bem-estar e a performance física e mental, dicas para incluí-los e variá-los na rotina e cuidados necessários a partir de seu consumo.
Confira!
O Que São Energéticos Naturais?
Energéticos naturais proporcionam o aumento da energia física e mental a partir de ativos encontrados na natureza, sem a necessidade de aditivos artificiais.
Por isso, são alternativas saudáveis que, quando consumidas, beneficiam o estado de alerta, a disposição física, o foco e a agilidade mental sem efeitos colaterais de longo prazo causado por conservantes, corantes, saborizadores e outros compostos químicos comumente encontrados em energéticos que não prezam pela pureza de composição e comprometem a saúde em diversos aspectos.
Sejam compostos por ingredientes isolados ou em combinações, energéticos naturais aproveitam o poder de ativos que se desenvolvem em frutas, ervas e raízes, por exemplo. Assim, fornecem um impulso energético que preserva a característica natural de seus ingredientes, é muito mais compatível com o corpo humano, e é capaz de animar, revigorar e revitalizar sem efeitos colaterais, desde que sejam consumidos em proporções ideais.
Vale destacar que, além de ativos energéticos, estas opções saudáveis para a energia física e mental geralmente fornecem em seu perfil nutricional antioxidantes, anti-inflamatórios, vitaminas e minerais, os quais colaboram com diversas funções do organismo!
Exemplos De Energéticos Naturais
Felizmente, existem muitos energéticos naturais à nossa disposição atualmente, o que importante por diversos motivos.
Um deles é a oportunidade de variar fontes de estimulantes, visto que o corpo humano tende a se “acostumar” com os ativos que recebe constantemente e, com isso, pode exigir maiores doses para ter os mesmos efeitos a longo prazo.
Outro, é para que bioativos presentes em diferentes energéticos naturais proporcionem mais efeitos que o aumento da energia em si, e beneficiem estratégias de controle de inflamações, combate a radicais livres, regulação da imunidade, detox e mais.
E é claro que a questão sensorial também merece ser considerada. Afinal, quem não gosta de sentir o sabor e o aroma de um cafezinho, do chá verde ou do matchá?
Confira a seguir uma lista de energéticos naturais para incluir na rotina com facilidade:
- Café: o energético natural mais popular, que pode ser preparado ou encontrado em diversas concentrações. Proporciona um estímulo de energia notável, que acelera o metabolismo, melhora a produção de calor corporal e a queima de gordura dentro de estratégias voltadas para a performance física.
- Chá verde: uma ótima fonte de cafeína e catequinas, que melhora o estado de humor, a energia e também proporciona efeitos termogênicos. Possui também ótima quantidade de antioxidantes que combatem radicais livres causadores do estresse oxidativo, envelhecimento precoce, abalos à imunidade e mais.
- Matchá: uma ótima alternativa para manutenção energética e hamornia entre o bem-estar físico e mental. É considerado uma versão mais nobre do chá verde, possui sabor mais suave e adocicado, e pode ser combinado com água ou outras bebidas quentes ou frias.
- Guaraná Cipó: um potente energético natural oriundo da região amazônica, que possui maior concentração de cafeína que o café, mobiliza as gorduras do corpo como fonte de energia e é repleto de ativos que favorecem a energia e a resistência física, o humor e a potência cognitiva.
- Suplementos naturais: alguns suplementos naturais combinam um ou mais dos energéticos citados acima com outros ingredientes que potencializam seus efeitos no organismo, como pimenta-preta, gengibre, cúrcuma, café verde, cacau. CoQ10, entre outros. Também são uma ótima alternativa para variar estratégias de estímulo energético. São exemplos de suplementos naturais para a energia formulações de shots energéticos, smart coffees, smart teas e outras formulações para preparo instantâneo.
Cuidados Relacionados Ao Consumo De Energéticos Naturais
Como tudo o que diz respeito à nutrição, é preciso saber escolher e dosar adequadamente os energéticos naturais que farão parte da sua rotina.
Isso porque, embora eles normalmente não causem efeitos colaterais graves, alguns problemas podem ocorrer devido à individualidade, afetando a saúde do organismo desde a assimilação de ativos energéticos até a interferência em outras estratégias de saúde.
Alguns efeitos colaterais relacionados ao consumo inadequado de energéticos naturais podem incluir:
- Dificuldades para dormir;
- Arritmia;
- Aumento da pressão arterial;
- Nervosismo;
- Irritabilidade;
- Desidratação;
- Dependência.
Portanto, é sempre válida a consulta com um profissional da saúde antes da inserção de um energético natural em sua rotina, principalmente em termos de dosagens e variações de ativos energéticos.
Conclusão
Energéticos naturais podem ser potentes auxiliares da saúde física, cognitiva e emocional, e podem ser facilmente introduzidos no dia a dia!
A maioria deles possui perfil nutricional que beneficia o corpo e a mente para além do fator energético, visto que oferecem antioxidantes, anti-inflamatórios e micronutrientes em boas concentrações e, assim, auxiliam em outras estratégias voltadas para a manutenção da qualidade de vida.
É preciso ter um cuidado especial com relação à escolha e dosagem dos energéticos naturais que serão consumidos, especificamente a partir de características de individualidade e possibilidade de efeitos colaterais devido ao uso inadequado.
Dentre as principais opções de energéticos naturais estão o café, o guaraná cipó, o chá verde e o matchá.
E aí, você já conta com energéticos naturais na sua rotina?
comente no blog