Por Novidade Saudável

O organismo possui uma série de conexões imprescindíveis para a boa saúde e, entre estas, está a ligação entre a saúde do intestino e a imunidade – mesmo que sejam sistemas que funcionem com suas particularidades.
Confira a seguir como a saúde intestinal pode favorecer ou causar prejuízos às defesas naturais do corpo humano, bem como dicas de como preservar essa importante relação para a manutenção da saúde e qualidade de vida!
A Conexão Entre O Intestino E A Imunidade
Desequilíbrios imunológicos decorrentes de problemas intestinais acontecem em função de prejuízos físicos ao órgão, como os causados por inflamações e fissuras em seu revestimento.
Vale destacar que situações de permeabilidade intestinal, quando a mucosa intestinal precisa de reparos, facilitam tal desequilíbrio, assim como causam outros prejuízos ao organismo, incluindo o contato de toxinas com a corrente sanguínea e outros problemas gastrointestinais.
Além disso, sabe-se que no sistema intestinal habitam bactérias que formam o microbioma, ou flora intestinal. Quanto mais essas bactérias são benéficas e variadas, melhor o microbioma cumpre suas funções, as quais incluem a comunicação com células do sistema imunológico sobre a presença de substâncias ou microorganismos prejudiciais à saúde. Essa interação ajuda a criar barreiras de defesa mais inteligentes e eficientes para manter a imunidade regulada e pronta para defender o organismo. Por outro lado, quando esse conjunto de bactérias está desequilibrado, suas funções sofrem consequências – e os sistemas que dependem delas também.
Alguns exemplos das consequências desse desequilíbrio são:
- maior suscetibilidade a infeções virais, bacterianas e fúngicas;
- dificuldade na absorção de nutrientes essenciais;
- inflamação exacerbada no intestino e maior risco de doenças crônicas;
- maior chance de ocorrência da síndrome do intestino irritável.
Por isso, fala-se em consumir alimentos e suplementos ricos em probióticos, aminoácidos reparadores como a glutamina e fibras para beneficiar o trânsito intestinal.
Dicas para beneficiar a saúde intestinal e a imunidade
Como mencionado, a relação entre intestino e imunidade é de suma importância para a manutenção da saúde. Portanto, uma rotina de hábitos saudáveis visando este objetivo pode ser crucial para a qualidade de vida, a iniciar pela alimentação.
Como não poderia deixar de ser, certos alimentos favorecem diretamente a saúde intestinal e, consequentemente, a imunidade. Confira algumas destas opções fáceis de incluir em sua rotina alimentar:
- Iogurte e kefir: ricos de probióticos, que auxiliam na manutenção de um microbioma saudável.
- Vegetais fermentados: chucrute e picles, que também fornecem probióticos e enzimas digestivas.
- Alimentos ricos em fibras: grãos inteiros, legumes, frutas e sementes são excelentes fontes de fibras que alimentam as bactérias benéficas.
- Frutas e vegetais coloridos: estes fornecem uma variedade de nutrientes e antioxidantes que apoiam a saúde geral e intestinal.
- Alho e cebola: possuem compostos que promovem o crescimento de bactérias benéficas e inibem o crescimento de patógenos.
- Psyllium: uma fibra solúvel natural, pode melhorar a saúde intestinal, promover a regularidade e apoiar o equilíbrio do microbioma.
Além de alimentos, suplementos que ofereçam probióticos com boa variação de cepas, enzimas digestivas, os aminoácidos glicina e glutamina (especiais para reparação e manutenção do revestimento dos intestinos) também são ótimas pedidas.
Outros Fatores Que Interferem Na Relação Entre Intestino E Imunidade
Outros hábitos que auxiliam na manutenção da relação entre intestino e imunidade envolvem o gerenciamento do estresse e a manutenção da qualidade do sono.
Isso porque o estresse crônico, diferente do estresse agudo, tende a causar prejuízos para o funcionamento equilibrado do organismo, mantendo o corpo em estado de alerta por períodos prolongados, ativando sistemas de alerta constantemente – o que não deveria ser considerado natural.
Enquanto isso, a pouca atenção ao sono de qualidade pode impactar a capacidade do corpo revigorar-se em termos de energia e funcionamento, desregulando funções essenciais – incluindo a intestinal e a imunológica –, e prejudicando a adequação de seu ritmo natural ligado ao ciclo circadiano.
Conclusão
A relação entre o sistema intestinal e a imunidade é de grande importância para que as defesas do organismo mantenham-se aptas. Não à toa, uma dieta rica em anti-inflamatórios, fibras, probióticos e aminoácidos específicos pode ser decisiva para prevenir ou reduzir o risco de infecções e danos consequentes causados por patógenos.
Além disso, a manutenção dos intestinos também pode ser especialmente benéfica para outros aspectos, como a saúde cognitiva.
No entanto, vale lembrar que esse importante cuidado não depende exclusivamente da alimentação ou estratégia de suplementação, mas também de hábitos saudáveis que envolvam o gerenciamento do estresse e manutenção de uma rotina de sono de qualidade.
comente no blog