Saiba quais são os principais benefícios proporcionados pelo triptofano e confira uma lista de alimentos ricos neste aminoácido!
Quando falamos em alimentação saudável, estamos considerando tanto a procedência dos alimentos que compõem nossas refeições quanto os benefícios que proporcionam para o bem-estar físico e emocional.
Isso quer dizer que a qualidade daquilo que ingerimos está além do sabor, aroma e da pureza de cada ingrediente – destaque para produtos orgânicos e agroecológicos, certo?
A sinergia de nutrientes que fazem parte de cada receita influencia diretamente em como nosso corpo “funciona”, e um exemplo clássico disso é o triptofano, aminoácido essencial envolvido com aspectos cruciais da saúde emocional, presente em alimentos como o cacau, a semente de abóbora, a castanha de caju, a banana e muitos outros que podem facilmente serem incluídos no plano alimentar.
O Que É E Quais São Os Benefícios Do Triptofano?
O triptofano é um aminoácido que o corpo não produz por conta própria. Por isso, é classificado como um aminoácido essencial, e precisa ser ingerido por meio da alimentação ou suplementação.
Trata-se de um nutriente que age como precursor da serotonina, um neurotransmissor popularmente conhecido como “hormônio da felicidade”, que age no cérebro e sistema nervoso central e tem ligação direta com o bem-estar.
Além disso, a produção natural de melatonina do organismo também é influenciada pela presença do triptofano.
Por isso, este aminoácido é importantíssimo para uma série de quesitos da qualidade de vida, como:
- Indução e qualidade do sono;
- controle da ansiedade;
- prevenção ou amenização de sintomas depressivos;
- otimização de funções cerebrais;
- auxílio para o alívio de dores de cabeça e enxaqueca;
- controle da compulsão alimentar – incluindo a redução do desejo por carboidratos.
Vale destacar que os benefícios proporcionados pelo triptofano ao organismo são investigados por uma boa quantidade de estudos científicos.
Alimentos ricos em triptofano
Confira algumas das principais fontes naturais de triptofano:
- Ovos caipiras;
- Peixes selvagens;
- Carnes Grass Fed;
- Leite cru;
- Queijos crus;
- Spirulina;
- Cacau;
- Couve-flor;
- Sementes de girassol e de abóbora;
- Castanha de caju;
- Banana;
- Grão-de-bico, feijão e outras leguminosas;
- Nozes.
Além disso, suplementos concentrados ou mesmo opções de Whey Protein com perfil completo de aminoácidos podem facilitar sua ingestão diária de triptofano!
Lembre-se que quanto mais preservado, livre de pesticidas, agrotóxicos e aditivos artificiais, mais concentração nutricional o alimento apresentará. Portanto, opte sempre que possível por alimentos íntegros, de procedência segura, orgânica ou agroecológica.
Considerações Finais
- O triptofano é um aminoácido essencial que precisa ser incluído no plano alimentar, já que o corpo humano não é capaz de sintetizá-lo por conta própria.
- Por isso, alimentos como ovos, spirulina, cacau, sementes de girassol, leguminosas e banana são ótimas pedidas para determinar suas refeições. Vale a pena contar também com suplementos que o oferecem isoladamente ou em sinergia com outros nutrientes.
- Opte sempre que possível por alimentos e suplementos limpos, livres de compostos artificiais e pesticidas e agrotóxicos que, comprovadamente, prejudicam a saúde e o funcionamento do organismo.
comente no blog