Sucralose, aspartame, stevia, taumatina…afinal, qual é o melhor adoçante para a nossa saúde?
A nutri Daniela Jobst, conta pra gente:
Os melhores adoçantes
“Além de ser um vilão das dietas por seu alto valor calórico, o açúcar branco e refinado não carrega quantidades significativas de nutrientes e ainda recebe aditivos químicos no seu processo de industrialização. Para piorar, o consumo excessivo de açúcar aumenta os riscos de doenças como o diabetes tipo 2 e pode até atrapalhar o aprendizado e a memória.
Isso faz dele um alimento nocivo ao funcionamento do organismo, a ponto de ser considerado tão perigoso quanto o álcool e o cigarro. A solução é substituir o açúcar por adoçantes mais saudáveis, nutritivos e naturais.
Os adoçantes feitos à base de stévia, por exemplo, adoçam cerca de 300 vezes mais que o açúcar, mas sem adicionar calorias à dieta. Outro ponto positivo da stévia é o fato de ser totalmente metabolizada pelo organismo e não ficar acumulada no fígado ou nos rins.
Também recomendo o xilitol, que tem como grande vantagem o fato de ser independente de insulina. Absorvido lentamente, ele não causa alterações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a glicose formada a partir de seu metabolismo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.
Outra indicação é a taumatina, considerada a substância mais doce da natureza, mas menos calórica do que o açúcar. E o melhor: por ser uma proteína 100% natural, é totalmente segura para a saúde. Ela é metabolizada pelo corpo humano e pelos animais da mesma forma que qualquer outra proteína natural.”
E já faz um tempinho que só utilizo Stévia e Xilitol.
Stévia prefiro para bebidas, café…já o xilitol utilizo em receitas.
🙂
Bjs
E o açúcar mascavo? Não falaram nada sobre ele.
Adri, o açucar mascavo é açucar mesmo, este post fala sobre os adoçantes. Mas é uma boa ideia fazer sobre os açúcares também. bjs