Por Novidade Saudável
Manter a saúde do intestino em dia é indispensável para que o organismo funcione bem, tanto física quanto mentalmente. Afinal, é a partir do trato gastrointestinal os nutrientes contidos nos alimentos ingeridos nas refeições são absorvidos pelo corpo e utilizados para que a saúde se mantenha equilibrada ou até mesmo seja otimizada.
Porém, a má alimentação, o estresse constante na rotina, a manifestação de doenças e o uso de medicamentos são fatores que, muitas vezes, são observados na população e que podem afetar diretamente o intestino, especialmente em termos de microbiota – o conjunto de bactérias que vive no intestino.
O resultado disso? Um risco aumentado para que uma série de problemas de saúde seja desencadeada.
Por isso nutricionistas e nutrólogos falam tanto sobre como os probióticos são importantes em uma rotina saudável.
A Importância Dos Probióticos
Probióticos são micro-organismos benéficos, que podem ser obtidos de alimentos como iogurte natural, kefir, chucrute e kombucha, ou por meio da suplementação.
São eles que habitam a flora intestinal e ajudam em uma série de regulações do organismo, como a modulação do controle da inflamação intestinal, otimização da imunidade, auxílio no controle de peso, equilíbrio das emoções, e muito mais.
Por outro lado, quando a flora intestinal não é mantida em equilíbrio, o corpo tende a sofrer quadros de disbiose, que é basicamente o desequilíbrio prejudicial de bactérias benéficas e patogênicas do intestino.
Problemas Relacionados À Disbiose
Como o equilíbrio de bactérias benéficas no intestino é fundamental para o corpo funcionar de maneira adequada, fica fácil entender como a disbiose pode ser prejudicial.
Quadros de disbiose podem causar problemas como dor e desconforto abdominal, gases, constipação e diarreia. Em casos mais graves, pode desencadear problemas ainda mais graves, como colite ulcerativa e Doença de Chron.
Suplementação De Probióticos: Vale A Pena?
A suplementação de probióticos é muito interessante em diversas estratégias de saúde e bem-estar, especialmente por auxiliar na manutenção da flora intestinal e, consequentemente, na prevenção de problemas gerados pelo seu desequilíbrio.
Porém, é preciso saber que tipo de probiótico utilizar, e ter ciência de que a variação de cepas é essencial.
Confira algumas das principais cepas de probióticos para a saúde da flora intestinal:
- Lactobacillus acidophilus;
- Bifidobacterium bifidum;
- Lactobacillus rhamnosus;
- Streptococcus thermophilus;
- Bifidobacterium lactis.
Não esqueça do básico: suplementos de probióticos de qualidade são fornecidos por marcas que realizam controles rigorosos de qualidade. Portanto, considere isso no momento de definir qual produto adquirir.
Da mesma forma, inclua probióticos em sua rotina de suplementação sob orientação de um profissional da saúde capacitado.
Considerações Finais
A manutenção da saúde do intestino é essencial para que o corpo funcione bem e, assim, proporcione maior qualidade de vida. Para isso, probióticos obtidos de alimentos e suplementos são fundamentais.
Portanto, vale a pena incluir alimentos que são fontes de probióticos em estratégias alimentares, bem como suplementos, a fim de contar com uma boa variedade de cepas que ajam em conjunto para beneficiar este importante fator da saúde.
Lembre-se que a consulta e a orientação de um profissional da saúde é de suma importância para que a manutenção da flora intestinal seja mantida em equilíbrio por meio da alimentação, suplementação e hábitos saudáveis.
No site da Novidade Saudável, você encontra ótimas opções de probióticos com cepas variadas para o consumo seguro e desenvolvidos por marcas de qualidade premium. Toque neste link para conferir!
comente no blog