Oi pessoal, tudo bem?
Faz um tempinho que estou devendo este post para vocês.
Final do ano passado, a Helena do diário do chá, me apresentou o Kombucha, e eu simplesmente adorei! Mostrei algumas vezes no meu instagram, e recebi muitas mensagens.
É uma bebida incrível, traz muitos benefícios para a nossa saúde, e ainda por cima, uma delícia – bem parecido com refrigerante – mas do bem.
Como ainda estou conhecendo mais sobre o kombucha, a Helena preparou esse post especial para nós, inclusive contando a sua melhor receita – oba!
“Kombucha é uma levedura composta de microrganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca (chamada de Scoby). Quando essa “panqueca” é colocada num pote contendo uma mistura de chá e açúcar, transforma o líquido em uma bebida refrescante que fornece diversos ácidos e nutrientes, excelentes para a saúde.
O consumo regular da bebida ajuda a aumentar o sistema imunológico, manter o sistema digestivo em ordem, desintoxicar o fígado, na perda de peso e na energia.
Quer saber como preparar? Montamos um guia completo pra te ajudar.
Vamos lá?
PRIMEIRA ETAPA
Ingredientes e utensílios que você vai precisar:
_01 pote de vidro de 3 litros;
_01 scoby (cultivo de kombucha);
_2,0 litros de água;
_250ml de chá fermentado (líquido de arranque — gbebida pronta que veio com o scoby);
_08 colheres de sopa ou 125g de açúcar cristal orgânico;
_05 colheres de chá ou 12,5g de chá;
_01 pedaço de pano ou papel toalha;
_01 elástico.
Preparo:
_Ferva 1,0 litro de água;
_Acrescente o chá;
_Deixe-o em infusão por cerca de 10 minutos;
_Coe o chá (com o coador de pano);
_Acrescente o açúcar no chá ainda quente;
_Mexa até diluir o açúcar;
_Coloque o chá dentro do pote de vidro (assegure que o pote de vidro suporta água quente antes de colocá-lo);
_Acrescente 1,0 litro de água gelada;
ATENÇÃO: Antes de acrescentar o chá fermentado (bebida pronta) e o scoby, certifique-se que o chá está em temperatura ambiente;
_Tampe o vidro com um pano/guardanapo e prenda-o com um elástico, evitando assim sua contaminação;
_Deixe-o em um lugar escuro (de preferência dentro do armário), sem mexer, por 5 a 7 dias (esse tempo vai variar conforme o clima da sua região);
_Após o período, retire os dois scobys (a mãe e o filhote);
_Separe 250ml do chá fermentado (líquido de arranque) para fazer nova fermentação e/ou doação;
_Após esse procedimento, o chá fermentado está pronto para consumo ou para fazer a segunda fermentação com sabor (etapa seguinte).
SEGUNDA ETAPA (COM SABOR)
Você vai precisar de:
_Funil de plástico
_Peneira de plástico
_Garrafa de vidro
_Frutas e/ou ervas a gosto
Modo de Preparo:
_Com a ajuda do funil e da peneira, coloque o líquido fermentado em uma garrafa de vidro que possua boa vedação ou PET;
_Acrescente as frutas e/ou ervas que você escolheu;
_Tampe e aguarde de 3 a 5 dias, dependendo da temperatura do ambiente. Quanto mais quente, mais rápido o processo deve ocorrer;
_ATENÇÃO: Coloque a garrafa na geladeira algumas horas antes de abri-la, para evitar que a bebida espirre por todos os lados (isso ocorre devido a formação de gás);
_E pronto, o seu Kombucha saborizado está pronto para ser consumido. 🙂
CURIOSIDADES!!!
CHÁ DE FOLHA SOLTA
Prefira chá de folhas soltas, inteiras e frescas, pois garante melhor qualidade e sabor ao chá. Evite as folhas em saquinhos, pois geralmente são quebradas e perdem a maior parte de seus óleos essenciais e aroma.
DA POLPA DE FRUTA
Testamos também utilizando a polpa da fruta ao invés das frutas picadas e gostamos muito do resultado. O gosto avinagrado do Kombucha ficou mais suave, vale a pena experimentar. Usamos a combinação de morango e uva, e, abacaxi com hortelã. Você também pode experimentar em casa e contar pra gente qual o seu jeito favorito de saborear o kombucha.
DO pH
O pH inicial do kombucha (depois de adicionar o líquido de arranque ao chá) deve ser de 4,5 pH. O pH final do kombucha deve ser entre 2,8 e 3,2. Um pH superior a 5 aumenta o risco de contaminação do scoby.
Para medir o pH existem aparelhos específicos, mas você pode utilizar fitas medidoras que são opções mais baratas e podem ser encontradas em lojas de produtos químicos (elas não são tão precisas, mas já ajudam bastante).
Mas nada como o bom paladar para saber o ponto certo de tirar o kombucha da primeira fermentação, e melhor ainda o tempo/experiência. Se não der certo de primeira, não tem problema, basta continuar tentando.
DO GROWLER
Atualmente estou utilizando o growler de cerâmica que protege da luminosidade e possui uma ótima vedação, evitando a perda de gás, conversando assim, por alguns dias, todo o frescor e sabor da bebida com a mesma qualidade.
Certifique-se que sua garrafa esteja livre chumbo e possa ser utilizada na cozinha, uma vez que a solução ácida do Kombucha pode danificar a garrafa e soltar algum metal pesado na bebida”
Agora que já aprendemos tudo sobre Kombuchas – mãos à obra!
Me acompanhem no instagram @monicawwagner que irei postar as receitas que mais gostar.
Bjs
Site maravilhoso. Muita informação útil aqui.